DCA | Desenvolvendo a Criança e o Adolescente

CONSUMO CONSCIENTE

PROJETO


       

Os aprendizes desenvolveram um trabalho  retratando como a Sociedade Civil, Empresarial e Publica do Município de Bebedouro, trabalham as questões do “Consumo Consciente”.

Para este, abordaram os segmentos:  Agro, Indústria, Comércio, Serviço, Sociedade Civil, Setor Público.

Em um espaço de exposição/stander, registraram com materiais de imagens fotográficas, imagens impressas, Imagens Coladas e Desenhadas, Vídeos, Material Físico e outros.

O descaso com que parte da sociedade “individuo” trata a questão dos resíduos que produzimos com nosso consumo e as conseqüências destes para a Sociedade “coletivo”  e Meio Ambiente em nosso Município.

Trouxeram como reflexão,  a necessidade da evolução no Agro como fator para suprir a crescente demanda populacional, mas no entanto, sem deixar de lado o respeito as questões ambientais.

 Segmentos como Valtra, Coopercitrus, Credicitrus e Mileide de nosso município, trabalham a sustentabilidade, na reutilização e destino correto de resíduos, produção de energia “limpa”, Fotovoltaica, e outros projetos que se apresentam como inovação com o objetivo de atender as necessidades de clientes e cooperados.  

No Setor Publico, os esforços desenvolvidos por meio de projetos sociais e de educação ao consumo, elaboração de  leis, eco-ponto para descartes e fiscalização para inibir a pratica do descarte irregular, não tem surtido os efeitos necessários.  

   O fundamental foi trabalhar uma reflexão sobre questões tão importantes que passam por nós despercebidos como se fosse parte de nossa convivência, contudo os alunos tiveram a missão de apresentar para cada problema identificado  proposta (s) de melhoria (s).


[Foto de Gisele Cristina Salina Soares]

Gisele Cristina Salina Soares
Escriturária da ONG DCA